quinta-feira, setembro 28, 2006

Nuno Prata “Todos Os Dias Fossem Estes Outros”

Ano 2002, os Ornatos Violeta, após alguma especulação, dão por terminada a sua actividade. Manuel Cruz na Voz, Nuno Prata no baixo, Peixe na guitarra, Kinörm na bateria e Elísio Donas nos teclados ficavam na história da música portuguesa por integrarem um dos projectos mais importantes dos anos 90. Com dois álbuns de originais editados, “Cão” em 1997 e “O Monstro Precisa de Amigos” em 1999, chegava ao fim o percurso dos Ornatos.

Com o fim dos Ornatos Violeta, os membros desdobram-se em parcerias e novos projectos, disso é exemplo os Supernada, Pluto, InsertCoin ou Grace. Foi neste contexto que as músicas de Nuno Prata foram ganhando corpo. Em 2002 grava a primeira maquete, em 2003 Nicholas Tricot ex-Red Wings Mosquito Stings grava com Nuno Prata, em 2004 inicia as suas aparições em concertos espaçados e em 2005 transforma finalmente em disco as suas músicas. Agora lança o seu primeiro álbum a solo "Todos os Dias Fossem Estes/Outros" editado pela Turbina e pela Xinfrim. O disco de estreia abre com o tema “Não, Eu Não Sou Um Fantasma”, considerada pela crítica uma das melhores canções nascida este ano entre nós. O novo álbum vem ocupar mais um espaço na música cantada em português. Sem nunca negar as origens, mostra as suas canções como veículo privilegiado para a sua mensagem. Manuel Cruz, Peixe e Kinörm antigos companheiros nos Ornatos Violeta colaboram no primeiro registo de Nuno Prata. Eduardo Silva e Rui Lacerda dos Pluto também deram o seu contributo. Um disco com 19 canções que não deixa ninguém indiferente.

"Todos os Dias Fossem Estes/Outros" agora à venda, foi o pretexto para o concerto no “Vagos em Acústico 2006”, evento que se realizou entre Abril e Junho no Centro de Educação e Recreio de Vagos e que juntou nomes como Mesa, Old Jerusalem, Teresa Gabriel e Rita Cardoso. Considerado por muitos o melhor concerto do evento, Nuno Prata surgiu como uma boa surpresa na vila de Vagos.

A propósito do lançamento do primeiro álbum de Nuno Prata, a Vagos FM irá repor no próximo sábado às 22 horas, uma entrevista realizada em Maio com Nuno Prata, aquando do Vagos em Acústico, entrevista em que Nuno Prata conta como foi o fim dos Ornatos e quais a dificuldades que encontrou para editar o seu álbum de estreia.

Sem comentários: