quarta-feira, dezembro 06, 2006

Na Terra dos Sonhos

Nascido a 4 de Junho de 1950, Jorge Manuel de Abreu Palma tem vindo a ocupar um lugar importante na música portuguesa desde há longos anos.

A sua carreira está marcada por um segundo prémio no Concurso Internacional de Piano logo aos 8 anos de idade. O autor de “Frágil” integra em 1967, no Algarve, o grupo Black Boys. Em 1969 enquanto estudante de Engenharia na Faculdade de Ciências de Lisboa integra o grupo pop-rock Sindicato. Deste grupo faziam parte artistas como Rão Kyao, Vítor Mamede, Rui Cardoso e Ricardo Levi. Em 1971 a banda Sindicato dava por terminada mais uma edição do mítico festival Vilar de Mouros. Um ano mais tarde, realiza uma viagem que o viria a marcar para sempre. Estados Unidos, Canadá e Caraíbas foram alguns dos destinos que o “inspiraram” para deixar o curso de engenharia que ainda frequentava. Em 1973 recusando-se a alinhar no serviço militar obrigatório que o levaria para o Ultramar, foge para a Dinamarca onde pede asilo político. Depois do 25 de Abril de 1974, regressa a Portugal para continuar a sua carreira enquanto músico. Concorreu então, um ano mais tarde ao Festival da Canção com o tema “Pecado Capital”. Foi esta participação que deu a Jorge Palma o maior impulso à sua carreira, editou a maior parte da sua obra nos anos que seguiram esta sua aparição no Festival da Canção. Em 1986 termina o Curso Geral de Piano no Conservatório Nacional e grava o seu sétimo álbum de originais “Quarto Minguante”. A sua carreira continuou com enumeras edições, foram aliás 12 álbuns de originais, 5 singles, 1 EP, 2 álbuns ao vivo e a participação em 9 colectâneas que lhe deram o estatuto de relevo na música portuguesa.

Classificado com um dos canta-autores de maior talento vem apresentar o seu último disco Norte. Estes e muitos outros êxitos estarão a ser servidos no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro. O concerto de Jorge Palma em Aveiro integra-se no programa musical da “Semana da CPLP”. O concerto terá lugar no dia 16 de Dezembro, estando os bilhetes já à venda na Secretaria e FrontDesk da Universidade de Aveiro.

Sem comentários: