sábado, junho 21, 2008

Foge Foge Bandido




Regressa, depois de alguns anos fora das luzes mediáticas. Manel Cruz, nome artístico de Manuel Gomes Coelho Pinho da Cruz é o vocalista e letrista do recente e bem-sucedido, em termos críticos e populares, grupo musical português Pluto, onde toca também guitarra eléctrica e acústica. Cruz faz também parte de um outro grupo chamado Supernada.


Este novo projecto do artista do Porto chama-se “Foge Foge Bandido” e é apresentado pelo músico como: “um projecto de longa data, que foi ficando com o tempo de sobra. São músicas que eu fiz, algumas têm 10 anos e que fui gravando e agora estou a acabar o trabalho. Fui convidando, aparecia gente em minha casa, aquilo no início não era um projecto, eram músicas, aparecia um gajo em minha casa que até podia nem ser músico e íamos curtir para o teclado, gravávamos umas coisas. Ou tinha uma música e gravavam um teclado por cima. Muitas eram coisas que já tinha feito, outras eram brincadeiras que fazíamos numa noite e que eu depois desenvolvia, então acaba por ser um projecto experimental, apesar de serem canções na mesma, porque, pá, não consigo separar-me das canções. Canções com arranjos muito mais diferentes dumas músicas para as outras. Ali vale um bocado tudo, não é como nos Pluto que não vale, mas é um projecto experimental, digamos assim, mais caseiro.”


Este novo caminho de Manel Cruz, surge após um percurso musical que se iniciou nos Ornatos Violeta, a sua primeira banda, em 1991, como vocalista, compositor e letrista onde permaneceu durante cerca de 11 anos. Manel Cruz nunca teve qualquer tipo de formação musical ou de canto, achava as aulas demasiado chatas. Mas não foi isso que o impediu de compor e dar voz a tantas e tantas músicas. Sendo que os 11 anos enquanto “ornato” o ajudaram a evoluir em vários sentidos, notando-se isso mesmo na música que fez e continua a fazer.
O projecto “Foge Foge Bandido” tem como seu primeiro registo um livro e disco intitulados “O Amor dá-me Tesão/Não fui eu que estraguei” O disco será duplo reunindo cerca de 80 músicas acompanhadas por um livro de ilustrações de 140 páginas. A edição terá o selo da Turbina, que já havia editado Nuno Prata, outros ex-Ornatos, e no site oficial do Projecto Foge Foge Bandido já se podem escutar alguns dos temas do novo trabalho. Um edição a não perder.


Sem comentários: